Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As provas e a certeza do amor incondicional de Deus

                                                                                      

Romanos 8. v. 31-39__ " Que diremos, pois, a cerca destas coisas? "

O amor de Deus é base de sua relação conosco, não existe nenhuma razão racional para que Deus nos ame a não ser a sua própria natureza de amor incondicional. Assim sendo nós devemos saber e sempre usar isso para nosso consolo, pois é esse amor de Deus que nos faz continuarmos a esperançosamente confiando na bondade do Esterno Deus.
No texto de Romanos oito, Paulo desserta sobre quatro dos cinco pontos de nossa perspectiva confencional ( cinco pontos do Calvinismo; TULIP ); primeiro lugar o texto do verso um ao onze, trata da justificação pela fé, doutrina esta que só pode ser compreendida sob a ótica da perspectiva de que Deus não é somente o consumador mas também o autor da fé, fé esta que é base fundamental para a salvação, até porque é impossível que alguém se salve sem fé, logo é Deus quem salva o homem por sua vontade soberana, assim sendo estes versículos proclamam a verdade da salvação incondicional ( Efesios. 2v. 8-10 ). Nos versículos de doze a 17, encontramos um tratado sobre a doutrina  da adoção! assim sendo nossa filiação com Deus por meio de Cristo, assim sendo como filhos não podemos dizer que escolhemos ser filhos! um filho não escolhe ser filho, ele simplesmente nasce filho, e sendo assim um filho autêntico não tem como negar sua natureza, portanto concluimos que mnestes versículos Paulo expõe a doutrina da graça irresistível, um filho autêntico de Deus não pode negar o chamado do pai. Seguindo adiante chegamos aos versículosdezoito ao vinte e cinco, onde o Apóstolo comenta sobre os sofrimentos do presente e as glórias do porvir, nesta parte do texto Paulo comenta sobre a doutrina da depravação total, pois fala do cativeiro da criação pelo pecado ( Romanos. 3v. 23 ). E finalmente chegamos nos versos vinte seis a trinta, trata da intercessão do Espirito, nestes versos Paulo deixa bem claro novamente a doutina da eleição incondicional e a doutrina da perseverança dos Santos, sim os versos formam a coleção de textos que compõe as referencias usadas para proclamar a doutrina bíblica e apostólica da Predestinação.
E finalmete chegamos no textode nossa breve aplicação, os versículos de trinta e um a trinta e nove, aonde Deus está deixando bem claro pra nós por meio da exposição feita pelo apóstolo que por maiores que sejam as nossa adversidades, possuimos uma certeza que não pode murchar, isso quer dizer que as circunstâncias que vivemos não altera o amor de Deus por nós! que nem as acusações e tribulações que neste texto são personificadas, e que segundo alguns exegétas se tratam de perseguições malígnas, até porque Paulo pergunta " Quem ? " assim sendo podemos afirmar que somos vitoriosos constantes! somos mais do que vitoriosos! vivemos em constante vitória até porque a nossa vitória já está no decreto eterno de Deus, no qual fomos feitos filhos e erdeiros de uma graça que não pode morrer ( 2 Cor. 4.v. 7-18 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário