Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Deus é Justo?

                                                                               



Romanos.9.v. 14___" Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!

O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).
Num sentido mais amplo pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. Justo é aquilo que é equitativo ou consensual, adequado e legítimo (aplicar o direito nas suas próprias fontes - as pessoas - em igualitariedade).


Este é o sentido etimológico do termo, porém do ponto de vista teológico, nós somos levados a uma reflexão, mais detalhista.
A Justificação é um conceito presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça  de Deus.
A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do literanismo, igrejas reformadas e de quase todas as denominações que advém da Reforma Protestante. Pode-se dizer que esse conceito religioso foi um dos catalisadores da Reforma. Lutero inspirou-se na afirmação do Apóstolo Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17), contrariando assim a afirmação da Igreja Romana, que defendia que à fé se deviam acrescentar as boas obras a fim de se poder alcançar a salvação.
Apesar destas diferenças teológicas, as várias tradições cristãs acham que a fé não é a base para a justificação, mas simplesmente o meio, o órgão de apropriação, ou o instrumento dela. Pela fé somente o pecador toma posse de todas as bençãos da justificação.

Quando retefletimos sobre isso, podemos de forma prévia concluir que a grande parte dos evangélicos e principalmente os de confissão Arminiana, não entendem bem a justiça de Deus! por que sempre que se deparam com as verdades da teologia reformada, no que se refere a eleição e reprovação, eles não se cansam de dizer: " se Deus escolheu a alguns em detrimento de outros, logo Deus não é justo " mas sobre qual ponto de vista se está avaliando a justiça de Deus? do ponto de vista humano ou Divino, do ponte de vista humano sim! o fato de Deus escolher a uns e não a outros são de fato uma possível injustiça! porém alisemos de perto tal argumento:
1_ Toda a justiça humana e parcial, os valores de entendimento humano são completamente corrompídos pelo pecado, assim sendo a justiça do homem não pode avaliar a justiça de Deus, o Deus da bíblia não pode ser julgado pelo homem. ( Isaias. 64.v.6; Romanos. 3.v.9-12 )

2_Sobre qual critério Deus está sendo julgado? até porque se nos colocamos a decidir aquilo que que é justo pra Deus ou não, devemos definir os critérios, uma ótima pergunta é  a seguinte: Seria Deus obrigado a Salvar alguém? Deus porventura estaria em débito com a humanidade se não salvasse ninguém? na verdade todos nós mereciamos a morte e o inferno! e continuamos a merecer isto pois continuamos pecadores ( Romanos.5.v.12-20; percebam que o termo no verso quinze é "muitos" e não" todos". )

Assim sendo podemos concluir que que está discursão sobre justiça, não passa de elucubrações humanas sobre aquilo que Deus deve ou não deve fazer, se tivéssemos a oportunidade de colocarmos Deus no tribunal, dos homens certamente o Senhor de toda vida seria condenado a Morte, pois segundo as nossas aplicações judiciais nunca serão consoantes com a justiça de Deus. Querem ainda os Arminianos questionar isto? ressucitem um dos milhões que morreram no dilúvio, pois se entendermos que ele foi universal, sabemos que a pregação de Noé não foi! então logo muitos morreram sem nem mesmo ter a oportunidade de entrar na arca, ou então podemos chamar para testumunhar contra Deus um dos cidadãos das cidades as quais por ordem de Deus foram completamente dizimados homens mulheres velhos e crianças! sem aumenos haver uma proclamação de chance de Salvação, se isso não bastar como testemunha final, uma mãe de Sodoma, que estava colhento frutos da terra como maçãs, laranjas ou tâmaras, para seu filhinho de seis anos, quando derrepente a uns cinco metros de distância ela contempla uma bola de fogo vinda do céu esmagando seu amado filho deixando seu pequeno corpo completamente queimado e destroçado! pois bem se perguntássemos a ela qual seria sua resposta?
  Minha sincera oração é que o espírito de Deus fale ao seu coração, e esclareça as verdades exposta, neste blog.
"Há pecado até na nossa santidade, há incredulidade na nossa fé; há ódio no nosso próprio amor; há lama da serpente na mais bela flor do nosso jardim."
                                                                      Charles H. Spurgeon

                                                                                              " Orare et labutare "

Nenhum comentário:

Postar um comentário